Páginas

RECADO AOS MARIDOS, ESPOSAS, FILHOS...



Olá meus amores e minhas amoras...

Hoje eu quero falar com os maridos, esposas, pais e filhos de pessoas com Esclerose Múltipla.

Vocês já ouviram falar sobre os cinco estágios da morte?

Segundo a psiquiatra Elizabeth Kubler Ross, o paciente em fase terminal, passa por esses cinco estágios:

 1- Negação: A pessoa tenta encontrar uma forma de não lidar com o problema, finge que aquilo não está acontecendo.

2- Raiva: A pessoa se revolta, briga com Deus e todo mundo, se sente injustiçada, é a fase do "Porque comigo", "Eu não mereço isso!".

3- Barganha: A pessoa começa a acreditar que pode mudar a situação, promete ser uma pessoa melhor, faz promessas a Deus.

4- Depressão: A pessoa se isola na sua dor, não quer falar sobre o assunto, acha que nada mais pode ser feito.

5- Aceitação: A pessoa aceita que tem que passar por aquilo e compreende que aquela é a sua condição.

Embora tenha esse nome, os cinco estágios da morte, não se refere apenas à morte em si, pode acontecer de uma pessoa estar em fase terminal, ou perder um ente querido, perder o emprego ou terminar um relacionamento...e digo mais, no caso de receber o diagnóstico de que é portador de uma DOENÇA, AUTO IMUNE, SEM CURA, PROGRESSIVA E DEGENERATIVA. 
Essa situação se encaixa perfeitamente,  eu passei por todos esses estágios.
Passei, e digo a vocês que não foi fácil e que eu não teria conseguido sair do (4), sem a ajuda da minha família.

Vocês maridos, esposas, mães, pais e filhos de pessoas escleróticas, nem imaginam o quanto são importantes e necessários para a nossa recuperação, para que continuemos a ter esperanças de dias melhores, para que tenhamos a força necessária para nos levantar da cama todas as manhãs, para que tenhamos o estímulo necessário para continuar nossa caminhada, independente dos tropeços, desequilíbrios e fraquezas que surgirem nos nossos caminhos.

Maridos e  esposas lembrem-se do juramento que fizeram ao seus parceiros, " De amá-los e respeitá-los na saúde de na doença, até que a morte ... " 
A dica que tenho pra vocês é que parem de ser egoístas, parem de pensar que o mundo gira em torno de você, parem de achar que seus parceiros estão com preguiça, eles estão com fadiga, é bem diferente, procurem se informar, ajudem, acompanhem, cuidem, mimem, porque se fosse o contrário, seus parceiros estariam  fazendo tudo isso por vocês!

Mães e pais parem e reflitam, eu imagino o quanto é difícil ver um filho nessas condições mas olha...nós precisamos que vocês sejam fortes, mais fortes do que nós porque vamos precisar muito de ajuda, e até de colo pra chorar. Entenda que a sua dor não é maior que a nossa.

Filhos e filhas, tenham um pouco de compaixão... Sabe quando os pais dizem: "Um dia, nós vamos ficar velhos, e vocês vão ter que cuidar da gente!", pois é.... essa hora já chegou, a diferença é que ainda somos jovens... (lembrando que a esclerose afeta pessoas entre 20 e 40 anos), mas precisamos da ajuda de vocês, precisamos que vocês dividam tarefas, que nos poupem, não sejam egoístas vocês não tem esse direito afinal, os pais sempre fizeram tudo pelos filhos desde que o mundo é mundo. Larga esse vídeo game e vai lavar uma louça, garanto que Deus está vendo.

Quero que vocês saibam  que necessitamos de apoio emocional e apoio físico.

Quando a sua esposa te disser que está fadigada, faça o que puder para ajuda-la, cuide das crianças, faça a comida...se ela se poupar hoje, amanhã estará melhor e mais disposta.

Quando a sua mãe disser que não está bem, ajude-a, arrume o seu quarto, ajude com seus irmãos menores, tome o seu banho sem que ela tenha que mandar, amanhã ela vai acordar bem e se Deus quiser, não vai precisar da sua ajuda.

Quando seu filho ou filha disser que tem uma doença sem cura, não discuta com ele, você é pai, é mãe, não é neurologista...Se ele ou ela está na fase da aceitação, melhor assim... Apenas respeite!


Aqui em casa, não tenho do que me queixar, o Luiz é muito bom pra mim, Deus em sua infinita sabedora, já ciente do que eu teria que passar, me preparou um marido evoluído espiritualmente, e preparado para passar por tudo isso ao meu lado.
Meus filhos por outro lado, acham que sou preguiçosa kkkkk.
Meus pais ainda acreditam que um milagre vai acontecer e que serei curada...

Uma coisa eu posso afirmar, essa doença mexeu com todas as pessoas que ma amam, isso é fato, mas mexeu muito mais comigo, mexe...todos os dias.

Agora, o que tenho a dizer sobre aquela esposa que se aproveitou da doença do marido para trai-lo e ir embora, os filhos que tiram sarro do pai quando ele acorda meio desequilibrado, o rapaz que terminou o namoro com a moça que tem esclerose, ou o marido que mesmo tendo condições de ajudar não ajuda e ainda acha que o problema da esposa  é apenas preguiça, entre outros casos...

Que vocês são fracos, são extremamente covardes, desumanos, egoístas...
Mas a vida é uma roda gigante, hoje você está por cima, mas o amanhã a Deus pertence, e eu espero sinceramente, que vocês não passem pelo que nós passamos, porque ser Esclerótico meu amigo, não é pra qualquer um não, a pessoa tem que ter fé, tem que ter garra, vontade de se superar, de vencer cada dificuldade...e viver cada dia como se fosse o último.

Desculpem pelo textão, mas eu estava com isso entalado aqui e como todos sabem, eu evito me estressar, escrever é a melhor saída.

Grande beijo!